Novidades

Peixes voadores: curiosidades e características

Os peixes voadores são animais incríveis que podem alcançar até 60km/h abaixo da superfície para, em seguida, pular da água e planar por mais de 200 metros .

Foto

Os peixes voadores são animais incríveis que podem alcançar até 60km/h abaixo da superfície para, em seguida, pular da água e planar por mais de 200 metros . Os peixes voadores são uma curiosidade do mundo animal, que despertou o interesse de pesquisadores e navegadores durante muitos séculos. 

A característica que faz com que essas espécies sejam únicas é precisamente a sua capacidade de sobrevoar a superfície do oceano por distâncias muito longas.

Existem mais de 70 tipos diferentes dentro da família dos peixes voadores, a Exocoetidae. Esses 70 tipos estão agrupados dentro de nove gêneros, ainda que todos compartilhem características semelhantes.
Os peixes voadores têm uma constituição aerodinâmica que lhes permite alcançar altas velocidades. As suas grandes barbatanas peitorais os ajudam a planar sobre a água e a redirecionar o vento.

Os voos desses peixes costumam ser de 50 metros. No entanto, já foram registrados voos de mais de 200 metros. Algumas espécies com barbatanas pélvicas dilatadas podem chegar a se deslocar por mais de 400 metros sobre a água.

Nenhum dos tipos de peixes voadores mede mais do que 30 centímetros. Entretanto, é necessário esclarecer que o tamanho vai depender da espécie de peixe voador. Algumas das espécies com barbatanas maiores são aquelas que habitam águas tropicais e subtropicais na costa oeste do Oceano Atlântico.